Em pleno século XXI, em que casos de depressão e excesso de ansiedade estão aparecendo com frequência, a terapia deveria ser algo introduzida no ambiente de trabalho.
As pessoas precisam cuidar da saúde mental, para que a vida flua e isso está incluso o trabalho.
Uma das coisas que pode acontecer no ambiente de trabalho caso não tenha uma saúde mental boa é cair drasticamente a produtividade e o rendimento do funcionário, e, se for pensar como uma equipe, cai o rendimento da empresa como um todo.
Pensando assim, vamos ver as vantagens da terapia no ambiente de trabalho.
Pensando no que falamos acima, obviamente, com terapia o rendimento e a produtividade aumentam. Um funcionário feliz e bem resolvido tende a render bem mais e levar o trabalho como algo satisfatório.
Empresas que enxergam além da bolha e são capazes de promover verdadeiras mudanças internas e são aquelas que sairão na frente. Não há como negar que oferecer terapia é sim uma forma de fortalecer a imagem da sua empresa, além de atrair e reter muitos talentos.
As empresas hoje em dia buscam por profissionais que consigam lidar com adversidades, saibam reconhecer e controlar suas emoções (principalmente em momentos difíceis), que tenham um bom nível de empatia e consigam criar relacionamentos duradouros e de confiança. Tudo isso está embutido na inteligência emocional do funcionário, inteligência emocional gira em torno da capacidade de reconhecer e lidar com as emoções.
A terapia é uma forma de ajudar os colaboradores a desenvolverem a inteligência emocional e se tornarem profissionais mais completos. Ao longo das sessões de terapia, o paciente vivencia um profundo processo de autoconhecimento e, aos poucos, irá elevar a sua inteligência emocional.