E como fazer o Backup? Aqui ou na Nuvem?
Garantir que a sua empresa esteja funcionando sem problemas, independentemente das circunstâncias que possam ocorrer, é a maior prioridade para qualquer gestor de TI ou proprietário da empresa.
É evidente que parte disso envolve assegurar que seus dados sejam armazenados em backup e, sem dúvida, fazer o backup qualquer que seja o método. O que se coloca aqui gira em torno de backups “locais” e backups na “nuvem”. Existem inúmeros argumentos a favor e contra o uso de cada um deles.
Imprevistos
As vulnerabilidades como erros humanos ou de software, corrupção de dados, falha de hardware, invasões virtuais, furtos e eventos como enchentes ou incêndios precisam ser mensuradas antes de definir qual será o melhor plano de backup para cada situação.
Vale a pena ressaltar que as informações são um patrimônio importante da sua empresa, assim como sua parte física. Ficar sem elas por algo que possa ocorrer inesperadamente, significaria prejuízos incomparáveis. Por este motivo entende-se a importância da preservação, através dos backups.
Ao entender e atribuir valor às informações armazenadas, as empresas têm buscado alternativas melhores para fazer suas cópias de segurança. Como investir nesse processo é parecido com a aquisição de uma apólice de seguro, pois o contratante só descobre que fez uma boa ou má escolha após se deparar com um sinistro.
Em tempos de Ransomware e outras ameaças, é fundamental que as empresas se preocupem em investir no melhor software de backup para seus servidores. Ter uma política de backup bem definida e confiável, é a garantia que sua empresa não sofrerá maiores prejuízos em caso de um ataque ou de qualquer outro incidente que cause a perda de dados.
Os backups “aqui” ou locais são adequados para empresas que desejam acesso físico rápido e fácil a seus dados. Os dados geralmente são armazenados com segurança no local da empresa ou fora dela, de qualquer forma os dados são armazenados em discos rígidos ou servidores.
As soluções locais são práticas. Sempre estão na mão e a maioria dos gestores as vê como seguras. Entretanto, deve-se considerar que um backup no local também pode ser caro devido aos grandes volumes de espaço em disco que podem ser necessários, isso sem considerar que a manutenção de software e hardware, bem como os custos de eletricidade e pessoal, podem aumentar muito conforme o volume de dados.
“Nuvem” – E o que exatamente são os backups na nuvem?
A computação em nuvem, um conceito que muitas vezes é mal interpretado, é hoje forte tendência no setor de TI. A nuvem não é uma figura nebulosa e branca flutuando pela atmosfera, mas sim uma instalação de armazenamento para todos os seus dados. E aqui na Terra!!. A “nuvem” são muitos datacenters, que rodam centenas de servidores em vários locais.
Vamos esclarecer não só como o backup na nuvem funciona, mas também suas diferenças com o armazenamento local e as principais vantagens e desvantagens de adotar a cloud.
Esses datacenters permitem que as empresas e os indivíduos os acessem e restaurem seus dados, o que requer apenas uma conexão com a Internet.
Existem muitas empresas que oferecem os serviços de nuvem. A maioria das pessoas está familiarizada com grandes nomes como Dropbox, OneDrive , Google Drive , etc. No entanto, também há uma infinidade de serviços privados especializados que atendem a empresas e organizações maiores, bem como empresas com necessidades mais específicas.
Muitos escolhem a nuvem em vez do backup no local e por razões óbvias. A nuvem é imune a desastres naturais, como inundações, incêndios e outras ocorrências semelhantes. Você pode acessar seus dados com apenas alguns cliques.
Entretanto, existem os perigos associados ao uso do backup em nuvem. Os crackers e criminosos podem acessar e roubar seus dados, caso a empresa que está fazendo seu backup não possua proteção adequada no seu datacenter. E o mesmo ambiente é compartilhado por milhares de contas. Embora seus dados da nuvem não sejam compartilhados, as instalações físicas (datacenters) em que eles estão hospedados são. Mesmo que sua empresa tome todas as medidas de segurança possíveis, sempre haverá chance de que arquivos maliciosos enviados para o mesmo servidor onde seus dados estão hospedados também possam infectá-lo ou impactar suas operações de alguma forma.
Se você deseja obter uma solução em nuvem, precisará de profissionais experientes. Essa providência o ajudará no processo de escolha da solução certa. O backup em nuvem tem tudo o que o modelo “local” oferece. A principal delas é não precisar do componente físico, fazendo com que todo aparato de servidores e manutenção de data center deixe de ser um problema.
Você não precisa mais se preocupar com possíveis falhas de equipamento ou em gastar rios de dinheiro na atualização de hardwares.
Estas são algumas das preocupações que você e seu negócio devem ter sobre a solução de backup:
Danos causados por incêndio, enchente ou roubo.
Erro do usuário excluindo ou editando arquivos importantes, acidentalmente.
Perda de dados críticos para seus negócios.
Backup sem controle sobre o processo.
Esquecimento em executar o backup ou trocar a fita de armazenamento.
Problemas graves no servidor.
Backups, quando executados, são salvos somente em mídia externa – CDs, DVDs, pendrives, HD externo ou fita – todos passíveis de erros e roubo.
Os dados não são criptografados (protegidos), informações importantes ficam expostas.
Para aumentar o tempo de recuperação em caso de desastres, sugere-se que os planos de backup utilizem armazenamento “local” e “nuvem”.
Hoje somos todos reféns de nossas informações, quanto valem? Imaginem milhares de prontuários médicos armazenados dentro de grandes servidores.
O objetivo de montar um procedimento de backup corporativo é ter uma ou mais cópias de segurança fora do sistema principal. Isso é de muita valia em algumas circunstâncias.
Softwares para backup, ferramentas indispensáveis
Qualquer tarefa que envolve a cópia de dados de um ou mais dispositivos exige que haja um software gerenciando o processo, seja para fazer backup de apenas um celular ou de um grande servidor corporativo.