Compartilhe!

Sabe qual o modelo de licenciamento é mais adequado para o seu negócio?

LICENCIAMENTO MICROSOFT

A microsoft oferece várias formas de licenciamento para seus produtos, todos eles de alguma forma atendem as estruturas e limitações de cada cliente.

Existem licenças perpétuas com e sem possibilidade de atualização de versões e suporte técnico 24×7, licenças contratas como serviços paga mensalmente por contratos anuais, soluções disponibilizadas em nuvens com flexibilidade demanda contrata, entre outras. 

A escolha adequada do tipo de licenciamento microsoft é fundamental, pois evita instabilidade nas operações e desperdícios com custos extras.

É necessário entender os tipos de licenciamentos que a microsoft disponibiliza. Além de poder contar com nosso especialista consultor para otimizar os custos com aquisição e renovação.

TIPOS DE LICENCIAMENTO

CSP (CLOUD SOLUTION PROVIDER)

Licenciamento voltado para atender soluções em nuvem. Dessa forma o cliente pode realizar pagamentos mensais com possibilidade de flutuação na quantidade de licenças.

Ofertado através dos provedores de serviços, os canais autorizados de software, com a vantagem de ter um custo previsível e sem fidelidade. São responsáveis pelo ciclo de vida dos serviços online, provisionamento de custos, faturamento direto, suporte e gestão.

OEM (ORIGINAL EQUIPAMENT MANUFACTURER)

Licenças de software integradas com o equipamento adquirido, de uso exclusivo e sem possibilidade de reinstalação em outra máquina.

Geralmente apresentam um custo menor ao das outras modalidades, devido ao volume de compra das montadoras.

A microsoft oferece desde sistemas operacionais à aplicativos com licenciamento OEM.

FPP (FULL PACKAGED PRODUCT)

Licenciamento comercializado através de “caixinhas”, pelos canais de varejo e lojas físicas.

Esse tipo de licenciamento apresenta algumas desvantagens em relação as outras modalidades:

  • Geralmente apresentam um custo acima dos outros tipos de licenciamentos.
  • Não possibilita o uso de versões anteriores dos produtos adquiridos, ou seja, não permite downgrade.
  • Indicado para empresas pequenas, devido a dificuldade no ‘gerenciamento” das licenças. Pois em caso de compliance com a Microsoft, é necessário apresentar as licenças, caixas e SN.

ESD

É uma variação da licença FPP, modalidade da aquisição física, com regras de instalação e licenciamento similar. Porém é uma licença digital e disponível para download.

Eliminando a necessidade de armazenamento e gerenciamento físico de licenças.

OPEN LICENSE – VOLUME LICENSE

Licenciamento ideal para empresas que desejam adquirir 5 ou mais licenças.  Essas licenças são perpétuas com modalidade de pagamento único e à vista.

Apesar das licenças serem perpétuas o contrato de recompra ativa tem validade de 2 anos, ou seja, após a primeira compra a empresa tem um prazo de 2 anos podendo comprar apenas 1 licença. Sem a necessidade do mínimo de 5 licenças.

Com a possibilidade da contratação adicional do Software Assurance, que possibilita atualização de versões durante o contrato Open License e o benefício do suporte técnico.

OPEN VALUE – VOLUME LICENSE

Licenciamento com Software Assurance embarcado, com suporte técnico, treinamentos e atualização de versões, disponível durante os 3 anos de contrato.

Com pagamentos parcelados em 3 vezes iguais e durante a vigência do contrato, o que protege o fluxo de caixa da empresa e facilita o provisionamento dos gastos.

Além de vantagens como valor fixado durante o período de contrato, mesmo que tenha alteração na tabela de preço da microsoft, e opções de desconto para empresas que querem padronizar o parque.

OPEN VALUE SUBSCRIPTION – VOLUME LICENSE

Essa modalidade de licenciamento oferece todos os benefícios do Open Value, com diferença na forma de pagamento e tipo de licença.

É contratado como um serviço, e pago mensalmente durante o contrato de 3 anos. As licenças nessa modalidade não são perpétuas.

A InfoUai pode ajudar com a solução mais adequada!