Compartilhe!

Em crises habitualmente as empresas já tem a tendência de segurar fluxo de caixa para que se sintam mais seguras, nesse momento o mercado e a economia acabam sofrendo demais, e os departamentos de tecnologia das empresas são os que menos sofrem, indo na contramão pois em muitos casos são eles quem “seguram a barra” e acabam recebendo ainda mais investimentos, no papo de hoje vamos explicar um pouco como esse setor pode ser uma grande saída para enfrentar a crise inclusive! Valendo, claro, não somente para grandes empresas, mas também para os pequenos negócios.

Falaremos disso de uma forma simples em três passos simples e seus resultados:

IDENTIFICAR OS DESAFIOS

Para cada mercado veremos desafios diferentes, apesar de muitas empresas estarem se reinventando e até lucrando com a atual crise a grande maioria está sofrendo demais, cortando funcionários, portas fechadas, vendas paradas. Apesar de duro essa é a hora de sair da zona de conforto e entender quais os GAPs e desafios de cada negócio, estamos sendo forçados a parar, esse passo para trás pode nos ajudar e entender onde nosso negócio pode ser melhorado, com certeza a tecnologia será uma grande aliada nesse momento, vendas pela internet, grupos de compras, delivery, lives explicativas sobre seus negócios, papel das redes socias, valorização do negócio local e principalmente como agregar valor ao seu negócio, esse é o momento!

PLANEJAMENTO PARA O RETORNO

A questão de se reinventar não quer dizer que precisamos criar algo do zero, muito pelo contrário, as grandes invenções da humanidade do mundo moderno vieram de ideias simples e como fazer as mesmas coisas de uma maneira mais prática, nada melhor que uma crise do tamanho da que estamos vivendo para podermos pensar exatamente dessa maneira, essa é a hora! A tecnologia mais uma vez está aí para isso, muitas ferramentas nos ajudando a melhorar nossos negócios, com certeza podemos contar nos dedos das mãos quais negócios hoje não podem ser melhorados com o uso da tecnologia.

INOVAR PARA ATRAIR

Quem achar que ao final dessa crise voltaremos iguais as nossas rotinas estarão fadadas ao fracasso ou a falência, levaremos na melhor hipótese meses para recuperar o tempo e os recursos perdidos e veremos, com certeza, muitas pessoas e empresas se destacando fortemente após esse período, serão as pessoas de sorte? COM CERTEZA NÃO, quem deixar para ver o que vai acontecer após a crise sairá atrasado, agora é a hora de entendermos o que nosso mercado espera da gente, INOVAR, estar preparado para o retorno, ajudar nossos clientes no meio do furacão pois precisarão de nós tanto agora quanto ao término dessa crise, entregar agora da melhor maneira possível com agilidade e qualidade, surpreender nossos clientes, nossos funcionários, nossos colegas! O que faremos de NOVO hoje? Como podemos melhorar a vida do próximo, agora é a hora de olharmos mais para os lados e menos para nós mesmos, observarmos, aprendermos, com isso podem ter certeza que sairemos desse momento MUITO MAIS FORTES! Simples assim. #segueojogo