Virtualização
Virtualização. Porque?
Primeiro, o que é virtualização? No ponto de vista do Wikipedia “Virtualização de hardware ou virtualização de plataforma refere-se à criação de uma máquina virtual que atua como um computador real com um sistema operacional”. O software executado nessas máquinas virtuais é separado dos recursos de hardware subjacentes. Por exemplo, um computador que esteja executando o Microsoft Windows pode hospedar uma máquina virtual que se parece com um computador com o sistema operacional RedHat. O software baseado em RedHat pode ser executado na máquina virtual, assim como qualquer outro sistema operacional seja ele em código aberto ou não.
Na virtualização de hardware o HOST é a máquina real (servidor) na qual a virtualização ocorre e a máquina GUEST é a máquina virtual. As palavras HOST e GUEST são usadas para distinguir o software que é executado na máquina física do software que é executado na máquina virtual. O software ou o firmware que cria uma máquina virtual no hardware do host é chamado de hypervisor ou Virtual Machine Manager. “. Então, o que isso significa para o seu negócio?
Há muitos benefícios para a virtualização.
• A virtualização ajuda a reduzir custos, hoje é uma realidade nas grandes empresas e uma bela opção para pequenas e médias, sendo uma opção muitas vezes mais viável que as soluções em nuvem pública. A nuvem é maravilhosa, no entanto, nem todas as empresas precisam da nuvem. Você já ouviu a declaração “se você possui seu equipamento, você possui seus dados”? A nuvem também tem altos custos a longo prazo. Você tem que continuar pagando pela nuvem. Com a visualização do servidor, você pode comprar o hardware e o sistema operacional e pagá-lo imediatamente. Isso é ideal para muitas empresas que não querem pagar por serviços de nuvem por meses e anos para vir, daí vale verificar se a empresa está mais disposta a investir como CAPEX ou OPEX.
• A virtualização é ótima para os gestores de TI, pois com esse tipo de tecnologia há um equilíbrio para o uso do hardware adquirido, não necessitando que os mesmos comprem máquinas super estimadas pensando no pico de uso de suas aplicações, pois, com a virtualização as aplicações rodam nos mesmos equipamentos podendo haver um balanceamento de carga de acordo com a demanda imediata, podendo ser transferidas de um servidor A para um servidor B sem a necessidade de desligar a máquina ou parar as aplicações, isso é chamado de alta disponibilidade. Outra função bem interessante nos sistemas com vários HOSTs é a própria virtualização desligar as máquinas físicas quando o uso está baixo, religando somente quando há necessidade de mais processamento, gerando economia não somente de energia direta como uso de ar condicionado nos data centers por exemplo, além é claro de com isso aumentar significativamente a vida útil dos equipamentos. Outra função em interessante é a facilidade de atualização tanto dos equipamentos quanto dos softwares instalados, como as aplicações podem mudar de servidor sem que sejam paradas os equipamentos podem ser atualizados sem que nada seja percebido pelos usuários e sem parar nenhum sistema, isso tudo pode ser feito com um clique de um mouse permitindo que uma empresa cresça e se expanda facilmente.
• Os aplicativos de software antigos ainda podem ser usados! Muitas aplicações só rodam em antigos sistemas operacionais, como o Windows XP / Server 2000 por exemplo, com a virtualização você criar uma máquina virtual com esse sistema operacional mesmo em um novo servidor que naturalmente não estaria preparado para um sistema tão antigo. Agora ele está funcionando fora do novo hardware e você pode proteger o sistema operacional antigo para permitir que ele ainda executar o aplicativo, tudo isso sem causar problemas de segurança em sua rede.
Esse é o básico que precisamos saber sobre essa tecnologia tão em moda hoje em dia, no próximo post nos aprofundaremos mais falando sobre backup e replicação de máquinas virtuais tanto em ambientes físicos quanto virtuais, outro tópico superinteressante em virtualização!