Compartilhe!

Você sabe o que é a cultura Data Driven?

Com o crescimento e avanço da tecnologia, a informação está adquirindo cada vez mais relevância e a tendência para os próximos anos é que as organizações passarão a ser valorizadas de acordo com seu portfólio de informações.

Com isso o modelo de cultura Data Driven será cada vez mais utilizado, o princípio desta cultura é a tomada de decisões com base na análise de informações, mas para isso existem alguns critérios e ajustes que devem ser implementados pelas empresas.

A ideia é usar a análise computacional (analytics) de grandes volumes de dados (Big Data) para solucionar problemas e obter insights, valendo-se de tecnologias em inteligência artificial e machine learning.

Ser Data Driven significa ter uma base sólida para tomar decisões, ao invés de partir de suposições. A empresa deve colocar seus dados no centro de todo o planejamento de negócio, estas informações podem ser coletadas e utilizadas para diversos propósitos, como insights, leads e engajamento. Contudo, se os dados forem escassos ou imprecisos a empresa poderá sofrer com custos e perdas financeiras, comprometendo suas ações, assim, quem não tiver capacidade de obter, traduzir e analisar diversos tipos de dados, encontrará dificuldades para estabelecer uma comunicação personalizada com seus consumidores finais.

Neste conceito é essencial a democratização dos dados, facilitar o acesso às informações, a qualquer hora e lugar, pelas principais áreas estratégicas da empresa.

A comunicação interna será fundamental. Tudo que possa ser utilizado para transmitir dados de maneira efetiva dentro da empresa é útil. Para que as pessoas encontrem relevância nos dados, precisam estar em contato com eles, neste caso panfletos, chats, reuniões e quadros de avisos são uma boa estratégia.

O engajamento é outro fator importante em Data Driven, a cultura orientada a dados começa na base, e o ponto de vista de todos deve ter o mesmo peso.

E por fim a tomada de decisões deve ser um processo baseado em informações, as empresas devem unir sua experiência com os dados existentes para tomar decisões estratégicas.

No mercado, já existem soluções que podem ajudar na implementação nas empresas. Do ponto de vista estratégico uma solução que agregasse os seus dados em nuvem com inteligência nos negócios seria o próximo passo para melhorar o entendimento de seus clientes e por consequência, crescer estrategicamente.